O que tem a ver qualidade de vida com e-mail

Ontem acessando o site da IBM vi uma chamada no mínimo, para mim, interessante. Talvez quem esteja lendo este artigo já tenha ouvido alguém falar "Estou pregando no deserto!", o que estou querendo falar com isto?. Por anos a fio nosso Diretor Geral o Roberto (veja o blog dele no site da Plansis) fala sobre redução do tamanho de caixas postais, limpeza do inbox, não retenha documentos e por ai vai...
A maioria de nós na nossa empresa já se acostumou a trabalhar sem gavetas, sem papel... podem acreditar na Plansis não tem gavetas  em nossas mesas e nossa ferramenta de trabalho para práticamente tudo é o Lotus Notes.
Mas voltando ao tema do e-mail, parece que o discurso do Roberto era um sonho pois como entender ou dar valor no que ele está falando se temos Gmail com 6 GB de caixa postal? Se eu recebo 80 e-mails por dia e passo o dia desesperado trabalhando e respondendo e-mail ou pensando melhor respondendo e-mail e depois se der tempo trabalhando.
Precisou da IBM publicar um artigo sobre a era da sobrecarga de informação. Algumas dicas sobre isto:

Se alguém enviar um e-mail é me parece que não é urgente pois se fosse ele telefonaria para você ou chamaria você no IM.
Vejam os filmes no youtube sobre A Empresa Essencial ou adquira o livro do Roberto
Vejam o artigo da IBM para ver que não estamos "Pregando no Deserto" estamos falando de trabalho com qualidade de vida.
Perguntem sobre ferramentas de colaboração, pois colaboração não é e-mail.

O artigo da IBm está  em -> http://www.ibm.com/ibm/ideasfromibm/us/email/20081020/index.shtml